O calor intenso não conseguiu abalar a animação da volta às aulas dos alunos das escolas particulares de Santa Maria, nesta segunda-feira (13). A maioria das escolas da rede privada da cidade retornam entre os dias 13 a 16 de fevereiro. Para o retorno, é esperado mais de 11 mil alunos da Educação Básica nas instituições particulares do município. O Colégio Marista Santa Maria, está com uma média de 1100 matrículas e retornou às aulas hoje, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, já a Educação Infantil, volta na quinta-feira (16).
De acordo com o Censo Escolar de 2021, o número de alunos matriculados em instituições de Educação Básica de Santa Maria contabilizam 11.694. Sendo 1875 estudantes da Pré-Escola, com crianças de 0 a 6 anos; o Ensino Fundamental conta com 7891, alunos de 6 a 14 anos; e o Ensino Médio têm 1928, com faixa etária de 14 a 17 anos. Já dados do Ministério do Trabalho de 2021, mostram que o número de professores de escolas particulares da cidade é de 580, já os funcionários, como coordenadores, auxiliares da educação e outros profissionais da área, contabilizam 1245.
Acolhimento e projetos
O Colégio Marista Santa Maria conta com 100 professores, e em torno de 90 colaboradores da área da educação. Atende a partir dos 3 anos de idade completos até o último ano do Ensino Médio. Em 2023, comparado com o ano passado, a média de alunos se manteve a mesma, em torno de 1100 matrículas. Segundo a diretora Maria Angela Baldi, 45 anos, pela parte da manhã os professores e coordenadores receberam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Médio. Na parte da tarde, o reencontro contou com a folia do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com direito a atrações artísticas e distribuição de picolés.
– Todos muito felizes e animados. Fizemos uma acolhida com os estudantes do nono e os “terceranistas” de uma forma bem especial, porque é o primeiro dia do último ano deles. Agora a tarde, vamos chamar as turmas para a companhar as professoras e professores para as salas de aulas. E sabemos que todo reinício de ano gera uma expectativa, tanto nos professores, quanto nas crianças.
Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Clarissa Cáceres, 43 anos, o que define a volta às aulas esse ano é o retorno presencial real:– O coraçãozinho sempre fica mais apertado com o primeiro dia letivo. Todas às salas de aulas da Educação Infantil estão sendo preparadas com projetos de adaptação. E o fio condutor é a literatura, vamos ter o “Beto”, que é o projeto de alfabeto, a “Letricia” que é para os alunos que estão aprendendo a letra cursiva. Estamos todos bem animados para o retorno.
Folia na volta às aulas
A cantora Gabriele Schuster (a partir da esq.); a filha Maria Amália Schmelling e o músico Glauco Schmelling
As gêmeas Maria Alice e Maria Eduarda de Matos Ferreira
As gêmeas Maria Alice e Maria Eduarda de Matos Ferreira, 7 anos, vieram com tiaras combinando para o primeiro dia no 3º ano. As duas, mesmo tímidas, estavam ansiosas para reencontrar os amigos e brincar na hora do recreio. Igual as irmãs, a pequena Maria Amália Schmelling, 8 anos, está indo para o 3º ano. Ela fez questão de fazer a própria maquiagem com glitter rosa para comemorar o primeiro dia de aula. – Eu aproveitei as férias, foram bem legais. Mas to bem ansiosa para ver meus amigos. Estou bem animada para a hora do recreio, ainda não sei do que vamos brincar, mas não vejo a hora.
A cantora Gabriele Schuster, 36 anos, é mãe da Maria Amália. A artista comenta que a filha estuda no Colégio Marista desde o 1º ano do Ensino Fundamental, e quase não dormiu de noite de tão ansiosa para o retorno.– Ela acordou mais cedo que a gente, pediu para arrumar cabelo, fazer a maquiagem, que ela sempre gosta de fazer. A Maria está bem eufórica para rever os colegas e conhecer a professora nova.